gravidade zero: somos um universo

Nenhum comentário


sempre gostei de reproduzir aquela frase que diz "cada pessoa é um universo", mas de uns dia para cá percebi que não é bem assim. o universo é extremamente organizado e equilibrado, e nós? somos também? a resposta pode ser que não, que somos uma bagunça incalculável, sem leis que nos regem e nos equilibram, sem qualquer força que nos façam ficar com os pés no chão ou que, na sua ausência, nos façam levitar para descobrir que tudo se transforma com o tempo. mas por outro lado pode-se dizer que somos sim um universo individual! um apanhado de poeiras de estrelas, de brilhos, colisões, explosões e de cometas que cruzam o céu numa linda noite de sábado.

a verdade é que eu não sei olhar para mim mesma e dizer se sou ou não um universo, se tenho ou não me equilibrado da maneira que deveria ser, aliás, quem dita isso? quem pode dizer se estou tomando as atitudes certas ou indo para o rumo que não vai ofuscar meu brilho? você, como um cientista que estuda o universo e seus mistérios, pode me estudar e me julgar também? eu, como sendo o próprio universo, tenho o discernimento necessário para me analisar e afirmar, com toda a certeza que a ciência parece ter, que eu não estou fazendo da forma certa e que haverão mais explosões solares no meu peito do que eu aguente? quem pode me dizer o que fazer, quem pode apontar o dedo para as minhas decisões, dores e paixões? você? eu?

ultimamente tenho sentido a vida escapando das minhas mãos, como se eu não tivesse todo o poder que pensava ter, percebi que muitas vezes a gente sabe o que precisa fazer, ou pelo menos deveria saber, mas algo muito além nos faz agir de outra forma, cria mil dúvidas e acabamos por fazer tudo de forma contrária, mas sem saber se é o certo ou o errado. comecei a sentir que a inconstância da vida pode se parecer muito com as mudanças que o universo sofre constantemente, a única diferença é que a nossa vida não tem milhões de anos de experiência ou milhões de anos para erros, tentativas e acertos.

e por mais que essa confusão toda passe por minha cabeça centenas de vezes por dia, ainda sim acredito que somos um universo em constante expansão e que, na sua individualidade, não cansa de procurar por equilíbrio. o que esse universo precisa é que conversemos com ele, que busquemos a sabedoria para lidar com todas as causas e efeitos, com cada cometa que cruza o céu ou com a gravidade zero. e por decreto somos um universo, cada qual com o seu, mas com a incessante vontade de abarcar tudo de lindo que se pode ter, de ser o que nenhum outro astronauta visitou, singular e intransferível.



Nenhum comentário :

Postar um comentário